f   Editorial Agenda Informações Ficha Técnica

 » Home

 » Jornadas de Secretariado e Assessoria de Direcção

 » Jornadas de Engenharia Civil

 » Feiras de Informação Escolar

 » Matemática em Discussão

 » A ESTG vista pelo Jornal Expresso

 » II Jornadas de Engenharia Topográfica

 » Departamento de Engenharia Mecânica

 » Concurso Robô Bombeiro

 » Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais

 » Intercâmbio com Universidade Brasileira

 

 Boletim Informativo
 Trimestral da Escola
 Superior de Tecnologia e
 Gestão

Julho de 2004
 N.º15 Ano III

 
 
 
Escola Superior de 
 Tecnologia e Gestão
 Av. Dr. Francisco Sá 
 Caneiro, 50
 6300 - 559 Guarda
 Tel: 271 220 120
 Fax: 271  220 150
 Email:
gpd@ipg.pt
 
Internet:  www.estg.ipg.pt
   
 Edição Digital:
 LIIA - Laboratório de  Internet e Informática
 Aplicada

 
 

 

Departamento de Engenharia  Mecânica 


 


O Departamento de Engenharia Mecânica organizou durante o último semestre uma série de iniciativas, que se destinaram a promover o DEM e as suas potencialidades, bem como proporcionar aos alunos dos cursos ministrados pelo departamento uma visão mais alargada do que é a Engenharia Mecânica em algumas das suas facetas. Sem pretender ser exaustivo, gostaria de destacar as deslocações a algumas escolas da região, as visitas de estudo organizadas para os alunos e as palestras técnicas, estas últimas, com uma elevada qualidade em termos de oradores.

Uma dessas palestras realizou-se em Maio, e foi denominada “Projecção de Ligas micropulverizadas com o sistema Castodyn DS 8000”. A empresa responsável por esta apresentação foi a “Demoustier- Manutenção e Conservação” com sede em Lisboa. A empresa começou por fazer uma apresentação no auditório, seguida de uma demonstração prática nas oficinas da ESTG (ver figura).

Outra das palestras com elevado interesse participativo foi a que se realizou no dia 2 de Junho e foi apresentada pelo Eng. José Dias da empresa “Linde Gas” subordinada ao tema “Aplicações de Gases no Domínio da Eng. Mecânica”. Nesta comuinicação abordou-se as aplicações de gases no domínio da soldadura, corte térmico, spray térmico, fundição, tratamentos térmicos, produção de peças em plástico, rebarbação de peças de borracha, moagem de plásticos e borracha e cryoclean® - limpezas industriais.

Uma outra palestra, organizada pela secção de Electromecânica do DEM intitulou-se “Sector Eléctrico Nacional e o Mercado Ibérico de Electricidade – O Futuro do Sector”, realizou-se no dia 3 de Junho e foi apresentada pelo Prof. Doutor João Paulo Tomé Saraiva do DEEC da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Nesta foram abordados assuntos extremamente actuais, tais como mercados de electricidade, regulação tarifária, qualidade de serviço e mercado Ibérico de Electricidade (MIBEL) e respectivas formas de negociação. A participação contou com a presença de pessoas ligadas a empresas e instituições da região assim como alunos e docentes da ESTG.

Uma das visitas de estudo organizadas pelo DEM, foi à “Central Termoeléctrica de Mortágua” (ver figura).

Nesta central foi interessante verificar como através dos desperdícios florestais é possível gerar energia eléctrica, contribuindo de igual modo para a limpeza das nossas matas, diminuindo assim o risco de potenciais incêndios durante o verão.

EGITEAM
A equipa EGITEAM deslocou-se no passado mês de Maio à tradicional prova Francesa da Shell Eco-Marathon no circuito de Nogaro, com o novo veículo, EGIECOCAR III.

Na primeira participação deste veículo, construído em fibra de carbono, alcançou-se a marca de 900 km com um litro de combustível, tratando-se de um dos melhores resultados de sempre da equipa. Em termos de classificação a equipa honrou-nos com um excelente 3º lugar nacional e um 37º da geral individual, entre 180 participantes. Nesta deslocação também contamos com a presença do nosso veículo “Solareco”, que foi desenvolvido no âmbito da disciplina de seminário do curso de Engenharia Mecânica. Este projecto, que consistiu no desenvolvimento de um veículo movido a energia solar, foi objecto de um grande interesse por parte da comunicação social, nacional e internacional, durante a participação na prova de Nogaro.

Até Sempre.

Pedro Cardão, António Braga e João Miranda

Imprimir notícia   

 

Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Gabinete de Promoção e Divulgação - Laboratório de Internet e Informática Aplicada