ENSINO » 2º CICLO - MESTRADOS

Marketing e Comunicação

Mestrado : Marketing e Comunicação
O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Marketing e Comunicação  tem  90  unidades de créditos (ECTS) e uma duração curricular de 1 ano e meio (3 semestres) .

Código do Curso: M210
Escola Superior de Tecnologia e Gestão

 Publicação em Diário da República
 

Habilitações:
- Os titulares de um grau de licenciado ou equivalente legal;
- Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
- Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.


Objetivos:
- O objetivo principal atualizar conhecimentos adquiridos na licenciatura e proporcionar uma formação avançada em domínios científicos relacionados com Marketing e Comunicação, bem como abrir portas para investigação científica nesta área;
- Visa desenvolver conhecimentos específicos de Marketing e Comunicação com a sua consequente interligação e complementaridade;
- Aprimorar a capacidade de aplicação de saberes em realidades concretas e desenvolver a criatividade, autonomia e capacidade de inovar;
- Proporcionar a oportunidade aos indivíduos de criarem as suas próprias experiências e, assim, oferecer aos clientes produtos de valor mais elevado, adquirindo, deste modo, vantagens competitivas.


Perfil de Entrada:
Alunos de cursos de licenciatura do ensino superior, de preferência da área de Marketing e Comunicação com motivação para aprofundar conhecimentos e apreender novas técnicas na área do marketing e comunicação; Domínio do português, ao nível falado e escrito, revelando boas capacidades de comunicação em grupo.
Gosto de interagir com diferentes públicos e capacidade de relacionamento e de trabalho em equipa;Domínio da língua inglesa ao nível do falado e escrito;Facilidade de raciocínio, em particular, o lógico e abstrato;Capacidade de utilização de tecnologias de informação e boa capacidade de aprendizagem de novas tecnologias na área;Capacidade de organização e gestão do tempo, em diferentes níveis de complexidade. Autonomia e responsabilidade na execução de tarefas. Capacidade de trabalho em equipa; Alunos dinâmicos, com curiosidade, disponíveis para novas oportunidades de desenvolvimento. Com capacidade criativa e de inovação.


Metodologias:
- Método expositivo teórico-prático com utilização de meios audiovisuais;
- Estudos de casos;
- Realização de trabalho de campo;
- Utilização de tecnologias de informação para aprendizagem;
- Disponibilização de conteúdos em e-learning.


Perfil de Saída:
Profissionais com domínio de ferramentas de Marketing e Comunicação para enfrentar a constante dinâmica dos mercados e desenvolvimento tecnológico;Elevado rigor de escrita, facilidade na produção de relatórios e artigos de investigação científica e estabelecimento formal de contactos escritos e verbais,capacidade de transmitir e divulgar ideias,gosto pelo trabalho de equipa;Boa capacidade de compreensão e de expressão verbal e escrita na língua inglesa;Profissionais com capacidade de análise, investigação e interligação das temáticas do Marketing e Comunicação aplicadas às realidades empresariais;Domínio das tecnologias de informação de base (produção de texto e de powerpoint) e das novas técnicas apreendidas (SPSS, CRM, EndNote, entre outras;Capacidade de trabalho em equipe, de produção de artigos científicos e trabalhos de pesquisa;Alunos com atitudes proactivas, empreendedoras e criativas, adequadas e adaptadas à diversidade de contextos existentes.

Saídas Profissionais:
- Gestor de Marketing, Comunicação;
- Analista de Mercado;
- Gestor de Produto, Marca e Vendas;
- Gestor de Comunicação, Merchandising e Publicidade;
- Gestor de Loja e outros espaços comerciais;
- Consultor em Marketing.


Empregabilidade:

Direção do curso: Teresa Maria Monteiro Felgueira (Telf: 271 220 120; Ext: 1229; email: tfelgueira@ipg.pt)

       

  Documentação disponível

» Aquisição do grau de mestre pelos licenciados pré-bolonha
» Boletim de candidatura
» Regulamento dos cursos de Mestrado do IPG
» Edital Mestrados 2017/20178
» Calendarização do Processo de Candidatura, Seleção, Matrícula e Início do ano letivo 2017/2018
» Taxas e propina de frequência 2017/2018

Ligação:


Instituto Politécnico da Guarda
Av. Dr. Francisco Sá Carneiro nº50
6300-559 Guarda
Tel.+351271220100
Fax +351271222690
E-mail: ipg@ipg.pt
web: www.ipg.pt



  Plano Curricular:
O ciclo de estudos está organizado conforme se descreve no seguinte quadro.

UnidadeAnoSemestreECTSGuia da unidade Curricular
(Ramo: Comunicação) Marketing Estratégico e Internacional 11º S5
(Ramo: Comunicação) Metodologias de Investigação em Marketing11º S5
(Ramo: Comunicação) Análise aplicada ao comportamento do consumidor11º S5
(Ramo: Comunicação) Argumentação e Persuasão11º S5
(Ramo: Comunicação) Campanhas de Comunicação Integrada11º S5
(Ramo: Comunicação) Modelos Contemporâneos de Comunicação11º S5
(Ramo: Comunicação) Seminários/ Projectos12º S6
(Ramo: Comunicação) Design de Suportes Multimédia12º S5
(Ramo: Comunicação) Criação Publicitária e Media Planning12º S5
(Ramo: Comunicação) Planeamento Estratégico em Relações Públicas12º S5
(Ramo: Comunicação) Inovação Comunicacional e Processo Criativo12º S4
(Ramo: Comunicação) Eventos, Assessoria e Protocolo12º S5
(Ramo: Marketing) Marketing Estratégico e Internacional11º S5
(Ramo: Marketing) Metodologias de Investigação em Marketing11º S5
(Ramo: Marketing) Análise aplicada ao comportamento do consumidor11º S5
(Ramo: Marketing) Argumentação e Persuasão11º S5
(Ramo: Marketing) Campanhas de Comunicação Integrada11º S5
(Ramo: Marketing) Modelos Contemporâneos de Comunicação11º S5
(Ramo: Marketing) Marketing Relacional 12º S5
(Ramo: Marketing) Marketing Social e Ambiental12º S5
(Ramo: Marketing) Branding12º S5
(Ramo: Marketing) Pricing12º S5
(Ramo: Marketing) Inovação, Criatividade e Empreendedorismo12º S4
(Ramo: Marketing) Seminários/ Projecto12º S6
Projeto Aplicado21º S30

 

Serviços

+ Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
+ Escola Superior de Tecnologia e Gestão
+ Escola Superior de Turismo e Hotelaria
+ Escola Superior de Saúde
+ Secretaria Virtual
+ Provedor do Estudante
+ Serviços Académicos
+ Estágios e Saídas Profissionais
+ Recrutamento IPG
+ Centro de Informática
+ Formação Contínua
+ Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI)
+ Relações Internacionais
+ Biblioteca do IPG
  Ligações úteis

+ Plataforma de e-Learning
+ webmail Alunos IPG
+ IPG FM
+ IPG Store
+ Comunicação e Divulgação
+ Artes Gráficas
+ Formação, Cultura e Desporto
+ Guia do Aluno
+ Repositório Científico
+ P2B - Polytechnic To Business
+ Egitania Sciencia
+ Proquest
+ REPBSE - Rede Regional de Ensino Profissional das Beiras e Serra da Estrela


 




Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, n.º 50
6300-559 Guarda
 
http://www.estg.ipg.pt
estg-geral@ipg.pt
+351 271 220 164
+351 271 220 120

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO || Instituto Politécnico da Guarda || Centro de Informática do IPG