ENSINO » 2º CICLO - MESTRADOS

Marketing e Comunicação

Mestrado : Marketing e Comunicação
O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Marketing e Comunicação  tem  90  unidades de créditos (ECTS) e uma duração curricular de 1 ano e meio (3 semestres) .

Código do Curso: M210
Escola Superior de Tecnologia e Gestão

 Publicação em Diário da República
 




Marketing e Comunicação
Instituição de Ensino Superior: Instituto Politécnico Da Guarda
Unidade Orgânica: Escola Superior De Tecnologia E Gestão Da Guarda
N.º do Processo: PERA/1516/0900012
Grau: Mestre
ECTS: 90,0
Decisão: Acreditado
Número de Anos de Acreditação: 2
Data da Publicação: 20-12-2016


Habilitações:
- Os titulares de um grau de licenciado ou equivalente legal;
- Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
- Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.


Objetivos:
- O objetivo principal atualizar conhecimentos adquiridos na licenciatura e proporcionar uma formação avançada em domínios científicos relacionados com Marketing e Comunicação, bem como abrir portas para investigação científica nesta área;
- Visa desenvolver conhecimentos específicos de Marketing e Comunicação com a sua consequente interligação e complementaridade;
- Aprimorar a capacidade de aplicação de saberes em realidades concretas e desenvolver a criatividade, autonomia e capacidade de inovar;
- Proporcionar a oportunidade aos indivíduos de criarem as suas próprias experiências e, assim, oferecer aos clientes produtos de valor mais elevado, adquirindo, deste modo, vantagens competitivas.


Perfil de Entrada:
Alunos de cursos de licenciatura do ensino superior, de preferência da área de Marketing e Comunicação com motivação para aprofundar conhecimentos e apreender novas técnicas na área do marketing e comunicação; Domínio do português, ao nível falado e escrito, revelando boas capacidades de comunicação em grupo.
Gosto de interagir com diferentes públicos e capacidade de relacionamento e de trabalho em equipa;Domínio da língua inglesa ao nível do falado e escrito;Facilidade de raciocínio, em particular, o lógico e abstrato;Capacidade de utilização de tecnologias de informação e boa capacidade de aprendizagem de novas tecnologias na área;Capacidade de organização e gestão do tempo, em diferentes níveis de complexidade. Autonomia e responsabilidade na execução de tarefas. Capacidade de trabalho em equipa; Alunos dinâmicos, com curiosidade, disponíveis para novas oportunidades de desenvolvimento. Com capacidade criativa e de inovação.


Metodologias:
- Método expositivo teórico-prático com utilização de meios audiovisuais;
- Estudos de casos;
- Realização de trabalho de campo;
- Utilização de tecnologias de informação para aprendizagem;
- Disponibilização de conteúdos em e-learning.


Perfil de Saída:
Profissionais com domínio de ferramentas de Marketing e Comunicação para enfrentar a constante dinâmica dos mercados e desenvolvimento tecnológico;Elevado rigor de escrita, facilidade na produção de relatórios e artigos de investigação científica e estabelecimento formal de contactos escritos e verbais,capacidade de transmitir e divulgar ideias,gosto pelo trabalho de equipa;Boa capacidade de compreensão e de expressão verbal e escrita na língua inglesa;Profissionais com capacidade de análise, investigação e interligação das temáticas do Marketing e Comunicação aplicadas às realidades empresariais;Domínio das tecnologias de informação de base (produção de texto e de powerpoint) e das novas técnicas apreendidas (SPSS, CRM, EndNote, entre outras;Capacidade de trabalho em equipe, de produção de artigos científicos e trabalhos de pesquisa;Alunos com atitudes proactivas, empreendedoras e criativas, adequadas e adaptadas à diversidade de contextos existentes.

Saídas Profissionais:
- Gestor de Marketing, Comunicação;
- Analista de Mercado;
- Gestor de Produto, Marca e Vendas;
- Gestor de Comunicação, Merchandising e Publicidade;
- Gestor de Loja e outros espaços comerciais;
- Consultor em Marketing.


Empregabilidade:

Direção do curso: Teresa Maria Monteiro Felgueira (Telf: 271 220 120; Ext: 1229; email: tfelgueira@ipg.pt)

       

  Documentação disponível

» Aquisição do grau de mestre pelos licenciados pré-bolonha
» Regulamento dos cursos de Mestrado do IPG
» Critérios e subcritérios de seleção
» Edital Mestrados 2019/2020





Mestrado - 2º ciclo

Acreditação e registo

Com Acreditação em 2019, por 6 anos
Limite de vagas fixado: 25

Registo inicial:
R/A-Cr 20/2010 de 08-07-2010

Registos de alteração:
R/A-Cr 20/2010/AL01 de 25-08-2017

Ligação:


Instituto Politécnico da Guarda
Av. Dr. Francisco Sá Carneiro nº50
6300-559 Guarda
Tel.+351271220100
Fax +351271222690
E-mail: ipg@ipg.pt
web: www.ipg.pt



  Plano Curricular:
O ciclo de estudos está organizado conforme se descreve no seguinte quadro.

UnidadeAnoSemestreECTSGuia da unidade Curricular
(Ramo: Comunicação) Análise aplicada ao comportamento do consumidor11º S5 Guia da unidade Curricular
(Ramo: Comunicação) Argumentação e Persuasão11º S5 Guia da unidade Curricular
(Ramo: Comunicação) Campanhas de Comunicação Integrada11º S5 Guia da unidade Curricular
(Ramo: Comunicação) Marketing Estratégico e Internacional 11º S5 Guia da unidade Curricular
(Ramo: Comunicação) Metodologias de Investigação em Marketing11º S5 Guia da unidade Curricular
(Ramo: Comunicação) Modelos Contemporâneos de Comunicação11º S5 Guia da unidade Curricular
(Ramo: Marketing) Análise aplicada ao comportamento do consumidor11º S5 Guia da unidade Curricular
(Ramo: Marketing) Argumentação e Persuasão11º S5 Guia da unidade Curricular
(Ramo: Marketing) Campanhas de Comunicação Integrada11º S5 Guia da unidade Curricular
(Ramo: Marketing) Marketing Estratégico e Internacional11º S5 Guia da unidade Curricular
(Ramo: Marketing) Metodologias de Investigação em Marketing11º S5 Guia da unidade Curricular
(Ramo: Marketing) Modelos Contemporâneos de Comunicação11º S5 Guia da unidade Curricular
(Ramo: Comunicação) Criação Publicitária e Media Planning12º S5 Guia da unidade Curricular
(Ramo: Comunicação) Design de Suportes Multimédia12º S5 Guia da unidade Curricular
(Ramo: Comunicação) Eventos, Assessoria e Protocolo12º S5 Guia da unidade Curricular
(Ramo: Comunicação) Inovação Comunicacional e Processo Criativo12º S4 Guia da unidade Curricular
(Ramo: Comunicação) Planeamento Estratégico em Relações Públicas12º S5
(Ramo: Comunicação) Seminários/ Projectos12º S6
(Ramo: Marketing) Branding12º S5 Guia da unidade Curricular
(Ramo: Marketing) Inovação, Criatividade e Empreendedorismo12º S4
(Ramo: Marketing) Marketing Relacional 12º S5
(Ramo: Marketing) Marketing Social e Ambiental12º S5
(Ramo: Marketing) Pricing12º S5
(Ramo: Marketing) Seminários/ Projecto12º S6
Projeto Aplicado/Estágio Profissionalizante/Dissertação21º S30 Guia da unidade Curricular

 

Serviços

+ Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
+ Escola Superior de Tecnologia e Gestão
+ Escola Superior de Turismo e Hotelaria
+ Escola Superior de Saúde
+ Secretaria Virtual
+ Provedor do Estudante
+ Serviços Académicos
+ Estágios e Saídas Profissionais
+ Recrutamento IPG
+ Centro de Informática
+ Formação Contínua
+ Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI)
+ Relações Internacionais
+ Biblioteca do IPG
  Ligações úteis

+ Plataforma de e-Learning
+ webmail Alunos IPG
+ IPG FM
+ IPG Store
+ Comunicação e Divulgação
+ Artes Gráficas
+ Formação, Cultura e Desporto
+ Guia do Aluno
+ Repositório Científico
+ P2B - Polytechnic To Business
+ Egitania Sciencia
+ Proquest
+ REPBSE - Rede Regional de Ensino Profissional das Beiras e Serra da Estrela


 




Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, n.º 50
6300-559 Guarda
 
http://www.estg.ipg.pt
estg-geral@ipg.pt
+351 271 220 164
+351 271 220 120

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO || Instituto Politécnico da Guarda || Centro de Informática do IPG