ENSINO » 1º CICLO - LICENCIATURAS

Licenciatura : Marketing
O ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado(a) em Marketing  tem 180  unidades de créditos (ECTS) e uma duração curricular de 3 anos (6 semestres) . 

Escola: Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Código do Curso: 3092/9205

Publicação em Diário da República


Habilitações:

Provas de Acesso:
Uma das seguintes provas:
04 Economia
06 Filosofia
13 Inglês
18 Português


Classificações mínimas:
Nota de candidatura: 95
Provas de ingresso: 95


Fórmula de Cálculo:
Média do secundário: 65%
Provas de ingresso: 35%
Pré‐requisito: n/a


Preferências:
Área de influência: Vagas: 50%
Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Portalegre, Porto, Vila Real e Viseu


Outras Informações:
Cursos com acesso preferencial: Percentagem de vagas: 30.0%

070 - Comunicação Audiovisual (DL 74/2004)
085 - Administração (DL 74/2004)
086 - Marketing (DL 74/2004)
571 - Administração e Marketing (Port. 26/2005)
574 - Comunicação Multimédia (Port. 26/2005)
575 - Contabilidade e Gestão (Port. 26/2005)
602 - Cursos Técnico-Profissionais (Todos os Cursos)
604 - Cursos da Via Profissionalizante do 12º Ano (Todos)
672 - Contabilidade e Gestão (Portaria n.º 817/2009)
673 - Informática de Gestão (Portaria n.º 817/2009)
725 - Técnico Comercial
746 - Técnico de Gestão Administrativa
831 - Agrupamento 3 / Administração
832 - Agrupamento 3 / Serviços Comerciais
841 - Agrupamento 4 / Comunicação
980 - Recorrente - Administração (DL 74/2004)
981 - Recorrente - Marketing (DL 74/2004)
985 - Recorrente - Comunicação Audiovisual (DL 74/2004)
A14 - Contabilidade e Gestão (VT) (Portaria n.º 941/2009)
A18 - Marketing e Estratégia Empresarial (VT) (Portaria n.º 941/2009)
A58 - Administração e Marketing (Port. 960/2009)
A59 - Comunicação Multimédia (Port. 960/2009)
G05 - Contabilidade e Gestão (VC) (Portaria n.º 260/2013)
G09 - Informática e Gestão (VC) (Portaria n.º 260/2013)
G11 - Marketing e Estratégia Empresarial (VC) (Portaria n.º 260/2013)
G18 - Contabilidade e Gestão (VT) (Portaria n.º 260/2013)
G22 - Informática e Gestão (VT) (Portaria n.º 260/2013)
G24 - Marketing e Estratégia Empresarial (VT) (Portaria n.º 260/2013)
G27 - Administração e Marketing (Portaria n.º 262/2013)
G30 - Comunicação Multimédia (Portaria n.º 262/2013)
G31 - Contabilidade e Gestão Empresarial (Portaria n.º 262/2013)
G35 - Informática e Tecnologias Multimédia (Portaria n.º 262/2013)
G43 - Animação Sociocultural (Portaria n.º 265/2013)
G45 - Comunicação e Produção Multimédia (Portaria n.º 265/2013)
G47 - Contabilidade e Empreendedorismo (Portaria n.º 265/2013)
G56 - Contabilidade e Gestão (Portaria n.º 266/2013)
G62 - Comunicação Social (Portaria n.º 263/2013)
G65 - Informática de Gestão (Portaria n.º 263/2013)
G72 - Colégio Internato dos Carvalhos - Cursos do Decreto-Lei n.º 286/89
G73 - Colégio de Gaia - Cursos do Decreto-Lei n.º 286/89
G74 - Instituto Nun'Álvares - Cursos do Decreto-Lei n.º 286/89
G78 - Externato de N.ª Sr.ª do Perpétuo Socorro - Cursos do Decreto-Lei n.º 286/89
G80 - Cursos profissionais das escolas profissionais anteriores ao DL n.º 74/2004
P01 - Animador Sociocultural
P27 - Técnico de Comércio
P28 - Técnico de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publ
P51 - Técnico de Gestão
P64 - Técnico de Marketing
P82 - Técnico de Secretariado
P93 - Técnico de Vendas
S36 - Técnico de Marketing
S50 - Técnico de Vendas
T38 - Técnico de Multimédia
C70 - Comunicação Audiovisual
C71 - Design de Comunicação
C72 - Design de Produto
P14 - Técnico de Multimédia
P69 - Técnico de Organização de Eventos
084 - Multimédia (DL 74/2004)
071 - Design de Comunicação (DL 74/2004)
072 - Design de Produto (DL 74/2004)
986 - Recorrente - Design de Comunicação (DL 74/2004)
987 - Recorrente - Design de Produto (DL 74/2004)
A13 - Contabilidade e Gestão (VC) (Portaria n.º 941/2009)
A17 - Marketing e Estratégia Empresarial (VC) (Portaria n.º 941/2009)
A57 - Contabilidade e Gestão Empresarial (Port. 960/2009)
675 - Comunicação, Informação e Multimédia (Portaria n.º 817/2009)
733 - Técnico de Contabilidade e Gestão
671 - Design de Comunicação (Portaria 49/2005)
676 - Design de Comunicação e Multimédia (Portaria n.º 817/2009)
216 - Contabilidade e Administração (Portaria n.º 32/2005)
R07 - Contabilidade e Administração (Portaria n.º 816/2009)
720 - Técnico Comercial de Seguros
S17 - Técnico de Apoio à Gestão
S18 - Técnico de Aprovisionamento e Venda de Peças


Objetivos:
Um licenciado em Marketing, deve ser capaz de:
Perceber o funcionamento da Organização, a sua missão e objectivos, os bens que produz/comercializa ou os serviços que presta;
Apreender de forma abrangente todas as vertentes do Marketing;
Conhecer a linguagem económico-financeira que lhe permita interpretar os indicadores de Gestão Comercial;
Compreender e antecipar as necessidades dos consumidores//utilizadores;
Planear e executar planos estratégicos e operacionais de marketing;
Projectar e aplicar estudos de mercado;
Fazer segmentação de mercados;
Conhecer e aplicar técnicas de marketing

Declaração de retificação n.º 524/2012 (Diário da República, 2.ª série — N.º 76 — 17 de abril de 2012)


Perfil de Entrada:
Regime Normal - com condições a definir pela entidade competente, tendo por base o artigo 12º da Lei nº 49/2005, de 30 de Agosto, que aprovou a segunda alteração à Lei de bases do sistema educativo e a primeira alteração à Lei de bases do financiamento do ensino superior;
Regime de estudantes maiores de 23 anos, a quem a ESTG do IPG reconheça com base na experiência anterior, capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso, conforme Ante-Projecto de Decreto-Lei de Condições especiais de acesso e ingresso no ensino superior;
Regime dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET), sendo a formação realizada no CET creditada no âmbito do curso superior em que o titular do diploma de especialização tecnológica seja admitido, isto independentemente da via de acesso que tenha utilizado, conforme o artigo 29º do Projecto de Decreto-Lei dos Cursos de Especialização Tecnológica;
Regime Especial - enquadrado na Proposta de Regulamento Interno para Oferta de Disciplinas Isoladas da ESTG, tendo por base a alínea a) do nº 5 do art. 1º da Proposta de Lei que regula a organização de diplomas do Ensino Superior.”


Metodologias:
As metodologias de avaliação da aprendizagem em cada disciplina/unidade curricular devem ter em consideração:
os objectivos do curso e da disciplina/unidade curricular;
as metodologias de ensino e aprendizagem;
os conteúdos programáticos;
os meios facultados ao aluno.
A avaliação da aprendizagem pode ser de três tipos:
avaliação contínua;
avaliação periódica;
avaliação por exame final. 


Perfil de Saída:
erceber o funcionamento da Organização, a sua missão e objectivos, os bens que produz/comercializa ou os serviços que presta;Apreender de forma abrangente todas as vertentes do Marketing;Conhecer a linguagem económico-financeira que lhe permita interpretar os indicadores de Gestão Comercial (quotas de mercado, volume de vendas, índices de penetração, share of voices, etc.); Compreender e antecipar as necessidades dos consumidores/utilizadores; Planear e executar planos estratégicos e operacionais de marketing; Projectar e aplicar estudos de mercado; Fazer segmentação de mercados; Conhecer e aplicar técnicas de marketing; Explicar o nível de implicação das decisões de marketing na rendibilidade da empresa; Conhecer e aplicar ferramentas das tecnologias de informação e comunicação; Mobilizar conhecimentos de ciências sociais e humanas; Conhecer e aplicar métodos e técnicas de investigação social; Adquirir elevada capacidade de expressão comunicacional; Comunicar em língua estrangeira.


Saídas Profissionais:
Os diplomados em Marketing poderão aceder a um leque variado de funções profissionais, tais como:
- Director de Marketing;
- Analista de Mercado;
- Gestor de Produto e Marcas;
- Técnico Comercial;
- Técnico de Publicidade;
- Técnico de Relações Públicas;
- Responsável de Imagem;
- Responsável pela Criação e Lançamento de Novos Produtos e Serviços.



Empregabilidade:
Taxa de Empregabilidade - 76% *

*Desempregados registados no IEFP com habilitação superior e par estabelecimento/curso válido (Continente - dezembro de 2012) e diplomados nos anos letivos 1983/84 a 2010/11, segundo a situação de procura de emprego e tempo de inscrição, por par estabelecimento/curso, grau e área de estudo.


Direção do curso:
Ascensão Maria Martins Braga (Telf: 271 220 120; Ext: 1235; email: sbraga@ipg.pt)



       

  Documentação disponível

» Regulamento Escolar - Licentiaturas
» Regulamento dos Estatutos Especiais
» Regulamento do Estudante a Tempo Parcial
» Regulamento de Mobilidade Internacional
» Regulamento do Estatuto do Estudante Internacional
» Regulamento de propinas

Ligação:



   
Instituto Politécnico da Guarda
Av. Dr. Francisco Sá Carneiro nº50
6300-559 Guarda
Tel.+351271220100
Fax +351271222690
E-mail: ipg@ipg.pt
web: www.ipg.pt


  Plano Curricular

UnidadeAnoSemestreECTSGuia da unidade Curricular
Organização e Gestão11 4 Guia da unidade Curricular
Fundamentos de Economia l11 6 Guia da unidade Curricular
Fundamentos de Contabilidade Financeira11 7 Guia da unidade Curricular
Língua Estrangeira l11 5 Guia da unidade Curricular
Introdução ao Marketing11 8 Guia da unidade Curricular
Introdução ao Direito de Empresa12 5 Guia da unidade Curricular
Fundamentos de Economia ll12 6 Guia da unidade Curricular
Técnicas de Expressão Linguística12 7 Guia da unidade Curricular
Fundamentos de Contabilidade de Gestão12 7 Guia da unidade Curricular
Língua Estrangeira ll12 5 Guia da unidade Curricular
Sistemas de Apoio à Decisão em Marketing21 7 Guia da unidade Curricular
Comportamento do Consumidor21 8 Guia da unidade Curricular
Gestão da Distribuição21 5 Guia da unidade Curricular
Gestão de Recursos Humanos21 5 Guia da unidade Curricular
Fundamentos de Informática21 5 Guia da unidade Curricular
Análise e Gestão Estratégica22 6 Guia da unidade Curricular
Gestão de Vendas22 6 Guia da unidade Curricular
Negociação22 5 Guia da unidade Curricular
Estatística22 7 Guia da unidade Curricular
Marketing de Serviços22 6 Guia da unidade Curricular
Gestão de Produtos e Marcas31 6 Guia da unidade Curricular
Marketing Industrial31 5 Guia da unidade Curricular
Estudos de Mercado31 7 Guia da unidade Curricular
e-Marketing31 6 Guia da unidade Curricular
Multimédia31 6 Guia da unidade Curricular
Comunicação em Marketing32 6 Guia da unidade Curricular
Modelos de Simulação de Marketing32 7 Guia da unidade Curricular
Estágio/Projecto *32 17 Guia da unidade Curricular



 

Serviços

+ Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto
+ Escola Superior de Tecnologia e Gestão
+ Escola Superior de Turismo e Hotelaria
+ Escola Superior de Saúde
+ Secretaria Virtual
+ Provedor do Estudante
+ Serviços Académicos
+ Estágios e Saídas Profissionais
+ Recrutamento IPG
+ Centro de Informática
+ Formação Contínua
+ Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior (UDI)
+ Relações Internacionais
+ Biblioteca do IPG
  Ligações úteis

+ Plataforma de e-Learning
+ webmail Alunos IPG
+ IPG FM
+ IPG Store
+ Comunicação e Divulgação
+ Artes Gráficas
+ Formação, Cultura e Desporto
+ Guia do Aluno
+ Repositório Científico
+ P2B - Polytechnic To Business
+ Egitania Sciencia
+ Proquest
+ REPBSE - Rede Regional de Ensino Profissional das Beiras e Serra da Estrela


 




Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, n.º 50
6300-559 Guarda
 
http://www.estg.ipg.pt
estg-geral@ipg.pt
+351 271 220 164
+351 271 220 120

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO || Instituto Politécnico da Guarda || Centro de Informática do IPG